quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A Ceia do Senhor

Jesus Cristo instituiu esta refeição comunitária no contexto da celebração da Páscoa, durante a última ceia feita com os apóstolos. Na festa da Páscoa, as pessoas recordavam a libertação do povo de Israel do Egito. Não se tratava simplesmente de uma comemoração, mas também, e, sobretudo, da experiência viva e contínua da salvação oferecida por Deus na esperança da libertação plena a definitiva, que aconteceria com a vinda do Messias. Também a ceia do Senhor reflete e nos recorda através do pão e do vinho, o acontecimento da morte de Jesus. Além disso, olha para o futuro, para o Seu retorno: "Anunciareis a morte do Senhor até que ele venha". Mas ao mesmo tempo proclama a sua presença salvífica no pão e no vinho.
A ceia pascal começava com uma benção, uma ação de graças a Deus pelo pão. Depois eram distribuídos pedaços de pão. A ceia terminava com o beber de uma taça de vinho. Na cerimônia cristã o vinho é o sinal eficaz do sangue (da morte) de Cristo. A sua morte e sacrifício sela a nova aliança entre Deus e o homem, assim como a antiga aliança fora selada pelo sangue do novilho sacrifical (Ex. 24:5‑8). Por isso Jesus disse: "Este é o meu sangue... da nova aliança".
O significado maior da Ceia, é a lembrança do sacrifício de Cristo por sua vida. Aqueles que participam dessa refeição sagrada declaram a sua lealdade ao Senhor, que criou a nova aliança. Acerte a sua vida com Deus e participe da Ceia do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário