quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Igreja, Agente Reconciliador

Após Jesus ressuscitar, ele deixou uma missão aos seus discípulos, de pregar o Evangelho a todas as nações e fazer discípulos (Mt 28:19). Para isto ele concedeu à sua igreja o poder e a unção do seu Espírito Santo traduzido em instrução, proteção e vitória na luta contra o mal, com a finalidade de expandir as fronteiras do Reino de Deus na terra. Na dupla missão de Jesus, uma das ordenanças era evangelizar e a outra fazer discípulos. Fazer discípulos envolve ter uma vida santificada e comprometida com Deus e com o próximo, em uma relação íntegra; por isso as perguntas ficam evidentes: Qual o verdadeiro sentido de ser cristão em um mundo tão conturbado e corrompido? Quais as responsabilidades da Igreja de Cristo no mundo? Paulo deixou-nos orientações sobre a Igreja no mundo (II Co 5.18,19), e uma das principais prioridades de Ser Igreja é ser constantemente agente reconciliador em todo conflito social.
A Igreja, por ser corpo de Cristo, extensão da ação de Cristo no mundo, na atualidade, como vem desempenhando os seus ministérios para com Deus e para com o próximo?
A Igreja é a comunidade separada e chamada por Cristo a viver sua missão para o Seu Senhor na terra; Quando falamos em Igreja, falamos de sua mais alta expressão: ela é comunidade. Nela, o Espírito Santo distribui dons aos seus membros, a fim de edificá-la e dar o correto ensino por meio das pessoas que Ele designou para fazer as tarefas. Como ela é o corpo de Cristo, entendemos que a ação exercida pelos seus membros, na verdade é a ação que o próprio Cristo exerce no mundo por intermédio dela. Evidência disso é quando Jesus disse aos Seus discípulos que eles realizariam obras maiores que as praticadas por ele em Seu ministério (Jo. 14.12). Assim, cabe a Igreja viver verdadeiramente esta verdade, com ousadia e coragem, pois Jesus sempre estará conosco, até a consumação dos tempos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário