quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O Cuidado Com as Ovelhas

Davi foi um pastor que muito amou as suas ovelhas, elas ouviam a voz do seu pastor e seguiam-no. As ovelhas seguem, não lideram, por isso o pastor consegue levá-las pelos caminhos adequados.
Davi escreveu sobre o cuidado que o pastor tem com suas ovelhas. Ele conhecia bem os perigos que a ovelha enfrenta e sabia como se livrar desses perigos (I Sm. 17:34 e 35). Por isso as ovelhas devem ouvir e seguir o seu pastor.
O pastor sabe que a ovelha não deve beber demais quando está quente, nem quando seu estômago está cheio de grama indigesta. Por isso, o pastor busca um pasto de grama bem adequada quando a ovelha não consegue digerir bem seu alimento. O pastor sabe o alimento certo para suas ovelhas.
Como a ovelha tem medo de águas muito agitadas, o pastor a conduz para uma fonte calma, onde possa beber sossegada. Como as ovelhas têm visão boa apenas para a curta distância, não é raro que elas entrem por um caminho errado, como está na parábola da ovelha perdida (Lc. 15:4-7). Então, quem tem a responsabilidade de encontrar a perdida e reconduzi-la ao rebanho é o pastor, que pela misericórdia de Deus recebe a visão do alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário