quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Martinho Lutero e a Reforma Protestante

Martinho Lutero era um monge agostiniano, de origem pequeno-burguesa, da região da Saxônia. Um homem pessoalmente angustiado e com tendências ao misticismo. Seu rompimento com a igreja católica deu-se em razão da venda de indulgências. Para concluir a construção da Basílica de São Pedro, o papa Leão X (1513-1521) determinou a venda de indulgências para toda a cristandade e encarregou o dominicano Tetzel de comerciá-las na Alemanha.
Lutero protestou violentamente contra tal comércio e, em 31 de Outubro de 1517, afixou na porta da igreja de Wittenberg, onde era mestre e pregador, 95 teses onde, entre outras coisas, condenava a prática vergonhosa da venda de indulgências. O papa Leão X exigiu uma retratação, sempre recusada.
A coragem de Lutero incentivou outros pensadores a lutar pela retidão das Escrituras e pelo direito ao culto livre. O inconformismo de Lutero pelos ensinamentos errados dentro da igreja católica nos mostra a disposição de um coração sincero para servir. Que se levantem muitos Luteros nas igrejas, para que o abuso religioso seja coibido. Que Deus nos ajude!


Nenhum comentário:

Postar um comentário