quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A Armadura de Deus

A armadura, à disposição do crente, tem seis peças principais do equipamento do soldado antigo:
o cinto;
a couraça;
as sandálias;
o escudo;
o capacete;
a espada.

Paulo as emprega como ilustrações da:
Verdade;
da justiça;
do evangelho da paz;
da fé;
da salvação;
da Palavra de Deus.

Paulo insiste: “Tomai toda a armadura de Deus...” (Ef 6:13).

1. O cinto da verdade (v.14)
O cinto do soldado antigo envolvia a sua cintura e servia para prender a túnica e segurar a espada. O cinto do soldado cristão é a “verdade”, isto é, a sinceridade ou integridade. Deus no-la fornece para que estejamos envolvidos por ela. Deus requer que sempre falemos a verdade (Ef 4:25) e se compraz com a verdade no íntimo (SI 51:6). Nada de hipocrisia, insinceridade, ou fingimentos.
Precisamos “andar na verdade”, orientar nossa conduta pela verdade (2 Jo 4). Caso contrário, estaremos fazendo o jogo do diabo e não poderemos vencê-lo.

2. A couraça da justiça (v.14)
O soldado antigo dispunha de uma couraça que protegia todas as suas partes vitais. Era a principal peça da armadura. A couraça do cristão é a “justiça” de Deus; a justiça que Deus a ele atribui, ou seja, a iniciativa graciosa de Deus para fazer com que os pecadores fiquem bem com Ele através de Cristo (Rm 5:1). Satanás é acusador. A justiça que temos em Cristo é nossa proteção contra as acusações de Satanás (Rm 8:1,33).
Mas a couraça da justiça pode ter também o sentido de justiça de caráter e de conduta que se exige do cristão (Ef 4:24 e 5:9).
Em todas as coisas, grandes e pequenas, o crente em Cristo precisa agir com justiça. E se ocorrer de vir a pecar, esta justiça pode lhe ser aplicada mediante o arrependimento e confissão (1 Jo 1:9).

3. As sandálias do evangelho da paz (v.15)
O soldado antigo calçava sandálias que eram feitas de couro, tinham cravos na sola, eram presas nos calcanhares e nas canelas e tinham tiras que subiam nas pernas. Serviam para equipá-lo para as marchas e evitavam que os pés deslizassem. As sandálias do cristão são a “preparação do evangelho da paz” Podemos aplicar este termo em dois sentidos:

a. A prontidão para anunciar o evangelho da paz
Uma vez que temos a nossa paz restabelecida com Deus (Rm 5:1; Ef 2:14- 17), devemos sair com entusiasmo e firmeza para levar aos outros a mesma paz (Is 52:7).

b. A experiência da paz
A paz deve dominar no coração do crente em Cristo. Paulo ensina: “Seja a paz de Cristo o árbitro em vossos corações” (CI 3:15; Fp 4:7). Se esta paz não reinar em nosso íntimo, não teremos condição de ser pacificadores (Mt 5:9). Satanás sempre procura perturbar a nossa paz, tirando-nos o prazer de experimentá-la em nossos relacionamentos. Para o nosso viver diário, diante de tantas ameaças de conflitos, precisamos de um bom calçado que nos dê firmeza e proteção. Só a paz de Deus nos faz firmes e seguros nos caminhos escorregadiços da tentação e nas ladeiras pedregosas da adversidade.


4. O escudo da fé (v.16)
O escudo do soldado antigo lhe servia para aparar as flechas. O escudo do cristão é a fé. Com este escudo ele pode aparar todos os mísseis incendiários -“os dardos inflamados” - que o diabo lança contra o exército de Cristo. Os “dardos” podem ser de várias espécies. Podem ser as acusações maliciosas, as insinuações da impureza e da malícia, os indesejados pensamentos de dúvida, de desobediência, de rebeldia e de medo.
Precisamos do “escudo da fé”, que nos habilita a confiar plenamente em Deus e a descansar na Sua fidelidade.

5. O capacete da salvação (v.17)
O capacete é a proteção para a cabeça. O capacete do soldado antigo era feito de bronze ou ferro, forrado com material que o tornava confortável à cabeça. O capacete do soldado cristão é a salvação. Ele o usa no sentido de que possui a salvação, que já lhe está garantida. A salvação é sua possessão eterna. Tendo este conhecimento, o soldado cristão enfrenta confiante o inimigo (1 Ts 5:8). A esperança (certeza) da vida eterna alimenta sua confiança, na luta diária com o inimigo.

6. A espada do Espírito (v. 17)
A espada é a única arma ofensiva do cristão. Cinco peças da armadura são para a defesa, e só uma para o ataque. Isto pode significar que antes de responder aos golpes de Satanás, temos de saber nos defender dele. A espada do soldado cristão é a Palavra de Deus (Hb 4:12). E a Revelação escrita de Deus, dada aos homens por inspiração do Espírito Santo (2 Tm 3:16; 2 Pe 1:21). Munidos dela, os cristãos podem derrotar o inimigo, como Jesus o fez. Três vezes Ele disse: “Está escrito” (Mt 4:4,7,10). Também conseguem se livrar das impurezas que querem invadir sua alma, porque a Palavra santifica (Ef 5:26). Mas para manejar bem a arma, é preciso treinar. O treinamento se dá mediante a leitura, meditação e estudo da Bíblia (2 Tm 2:15).

O SEGREDO DA VITÓRIA

Depois de descrever a armadura, Paulo acrescenta a necessidade da oração. Não é uma arma a mais. É um espírito de dependência de Deus que deve permear toda a luta.
“com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos,” (Ef. 6:18)












Um comentário:

  1. Sobre as sandálias, naquele tempo muitas pessoas acreditavam que o deus romano mercúrio possuía botas que tinham asas e o deixavam mais rápido,possivelmente Paulo tenha usado isto para mostrar que devemos levar rapidamente o evangelho da paz.

    ResponderExcluir