sábado, 22 de novembro de 2008

O Livro de Deuteronômio

Autor: Moisés
Tema: Renovação Do Concerto
Data: Cerca de 1405 a.C.

No livro de Deuteronômio, dentre todas as riquezas históricas, encontramos Josué sendo revestido como sucessor de Moisés; conheçamos pois melhor este livro.
Deuteronômio é o quinto livro da Bíblia escrito por Moisés, e quer dizer “Repetição da Lei”.
Abrange o período de talvez 01 mês, numa só localidade, nas planícies de Moabe, diretamente a leste de Jericó e do rio Jordão.
Entregue a Israel como um documento do concerto, para ser lido por extenso diante de todo o povo, a cada sete anos ( Dt. 31:10 à 13 ).
O Deuteronômio inteiro é como a ultima palavra de um pai à vigília da morte, cheio de fervor e amor, aos seus filhos indisciplinados, prestes a entrarem na terra da promissão.


Uma certa rocha ( Nm. 20:1 á 13 )

Quando os filhos de Israel, toda a congregação chegaram ao deserto de Zim ( uma cidade ao extremo sul da Judéia ), no mês primeiro, o povo ficou em Cades ( Uma região no deserto ao sul da Palestina ).
Naquele local não havia água para a congregação, então todo o povo se congregou e falavam contra Moisés e Arão. E o povo contendeu com Moisés , e falavam dizendo: Antes tivéssemos expirado quando expiraram nossos irmãos perante o Senhor!
E diziam: Porque trouxeste a congregação do Senhor neste deserto, para que morramos nós e os nossos animais?
E porque nos fizeste subir do Egito, para este lugar mau? Lugar não de semente, nem de figos, nem de vides, nem de romãs, nem de água para beber?
Mediante a tudo isso Moisés e Arão se foram de diante da congregação, à porta da tenda da congregação e se lançaram sobre o seu rosto; e a glória do Senhor lhes apareceu.
E o Senhor falou a Moisés dizendo: Toma a vara e ajunta a congregação tu e Arão, teu irmão, e falai a rocha perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha e darás de beber a congregação e a seus animais.
Então Moisés tomou a vara de diante do Senhor, como lhe havia ordenado. E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora rebeldes; porventura tiraremos água desta rocha para vós? Então Moisés levantou a sua mão e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saíram muitas águas, e bebeu a congregação e seus animais.
E o Senhor disse a Moisés e a Arão: Porquanto não me creste a mim, para me santificar perante os filhos de Israel, por isso não metereis esta congregação na terra que lhes tenho dado.
Estas são as águas de Meriba ( que quer dizer contenda ) porque os filhos de Israel contenderam com o Senhor; e o Senhor se santificou neles.
Moisés e Arão foram ordenados por Deus a falarem a rocha e não a feri-la, conforme fora feito em Horebe ( Ex. 17: 1 á 7 )
Moisés foi proibido de introduzir o povo de Deus na terra de Canaã, porque não obedecera cuidadosamente a ordem do Senhor.

Deus anuncia a morte de Moisés ( Nm. 27:12 á 17 )

Disse o Senhor a Moisés: Sobe este monte Abarim ( Cordilheira ao oriente do Jordão, na terra de Moabe )e vê a terra que tenho dado aos filhos de Israel. E, havendo-a visto será recolhido ao teu povo, assim como foi recolhido teu irmão Arão; porquanto rebeldes fostes no deserto de Zim, na contenda da congregação, ao meu mandado de me santificares nas águas diante dos seus olhos ( estas são as águas de Meriba de Cades, no deserto de Zim).
Então falou Moisés ao Senhor dizendo: O Senhor, Deus dos espíritos de toda carne, ponha um homem sobre esta congregação, que saia diante deles, e que entre diante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar; para que a congregação do Senhor não seja como ovelhas que não tem pastor.

Um pouco sobre Moisés

Moisés, é um nome do hebraico que quer dizer “ tirado “.
Foi um libertador, estadista, historiador, poeta, moralista e legislador hebreu.
A história de Moisés ocupa os cinco primeiros livros da Bíblia, chamados “Pentateuco “.
Era da tribo de Levi ( Ex. 2:1 ). Seus pais foram Anrão e Joquebede ( Nm. 26:59 ). Salvo das águas do Nilo e criado como filho da filha de faraó ( Ex. 2:10 ). Educado em toda ciência dos egípcios ( At. 7:22 ).
Quando homem feito rejeita a glória do Egito, recusando ser chamado filho da filha de faraó ( Hb. 11:24 ).
Após matar um egípcio opressor foge para terra de Midiã, onde casa-se com Zípora, filha mais velha de Jétro ( Ex. 2:21 ). Nasceram-lhe dois filhos: Gérson e Eliézer. Deus lhe aparece no meio da sarça ardente ( Ex. 3 ), após isso inicia sua missão para libertar o povo de Israel.
Passou 40 anos no Egito, 40 anos no deserto, 40 anos na frente de Israel no deserto., morrendo com 120 anos de idade.
Um profeta semelhante a Cristo ( At. 3:22 ).
Aparece na transfiguração de Cristo ( Mt. 17:3 )
Seus milagres: Nenhum outro homem teve obras acompanhadas de tantas e tão estupendas maravilhas.
Sua família: Os pais foram da tribo de Levi, os irmãos: Arão o mais velho, Miriã a do meio e Moisés o mais novo. Os três faleceram no mesmo ano: Miriã com cerca de 130 anos de idade; Arão com 123 e Moisés com 120 anos.
Autor do salmo 90, e também alguns cânticos ( Ap. 15:3 / Dt. 31:30 )

Josué é designado sucessor de Moisés ( Nm. 27: 18 à 23 )

Então o Senhor disse a Moisés para que tomasse a Josué filho de Num, homem em que há o Espirito, e põe a tua mão sobre ele. Mandou também Deus que o apresentasse para o sacerdote que era Eleazar, e perante toda a congregação, e que Moisés desse mandamentos a Josué perante toda a congregação; e põe sobre ele da tua glória disse o Senhor, para que toda a congregação de Israel lhe obedeça.
E se porá perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultará, segundo o juízo de Urim ( Pedras ou objetos que o sumo sacerdote empregava para conhecer a vontade de Deus. Era levado no peitoral e os sacerdotes podiam empregá-los como dados. O sacerdote usava Urim para receber do Senhor Luz e verdade ), perante o Senhor, conforme o seu dito sairão, e conforme o seu dito entrarão, ele, e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregação.
E fez Moisés tudo o que o Senhor ordenara.

Um pouco sobre Josué

No hebraico Josué, no grego Jesus, e que dizer “Jeová é a salvação.
Filho de Num, da tribo de Efraim,
Chamado também Oséias ( Nm. 13:8 )
Servo fiel e companheiro de Moisés ( Ex. 24:13 – 32:17 ).
Um dos dois espias fiéis ( Nm. 13:16 – 14:38 )
Designado por Deus como sucessor de Moisés ( Dt. 31:14 a 23 ).
Revestido como sucessor de Moisés ( Dt. 34:9 ).
Assume o comando como líder dos Hebreus ( Js. 1:1 )
Manda o sol deter-se ( Js. 10:12 )
Sorteia Canaã entre as tribos ( 14 à 21 )

À morte de Moisés ( Dt. 34:1 à 12 )

Então subiu Moisés das campinas de Moabe ( Moabe significa “família de um pai “. Foi o filho da união incestuosa de Ló com sua filha primogênita. Moabe tornou-se o pai dos moabitas – Gn. 19:37. Sua terra compreendia a região fértil e bem regada dos planaltos que se estendem a leste do mar morto, região chamada atualmente, Transjordânia.) ao monte Nebo ( O mais alto cume da serra de Pisga. O monte Nebo tem altura de 793 metros acima do nível do mar ), ao cume de Pisga ( Uma cordilheira, que é a mesma, ou uma parte, da cordilheira de Abarim, e cujo pico mais alto é o monte Nebo ), que esta defronte de Jericó ( A principal cidade do vale do Jordão, no lado ocidental, ao lado do mar morto e 30 Km ao nordeste de Jerusalém. Chamava-se a cidade das Palmeiras – Dt. 34:3 ); e o Senhor mostrou-lhe toda a terra desde Gileade até Dã; e todo o Naftali e a terra de Efraim, e Manassés; e toda a terra de Judá, ate o mar Último; e o sul, e a campina do Vale de Jericó, a cidade das Palmeiras, ate Zoar.
E disse-lhe o Senhor: Esta é a terra que jurei a Abraão, Isaque e Jacó, dizendo: A tua semente a darei; mostro-ta para veres com os teus olhos; porém para lá não passarás.
Assim morreu ali Moisés, servo do Senhor, na terra de Moabe, conforme o dito do Senhor.
Este o sepultou num vale na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; e ninguém tem sabido ate hoje a sua sepultura.
Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu ele o seu vigor.
E os filhos de Israel prantearam a Moisés por trinta dias, nas campinas de Moabe, e os dias do pranto do luto de Moisés se cumpriram.
E Josué filho de Num, foi cheio do Espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos; assim, os filhos de Israel lhe deram ouvidos e fizeram tudo como o Senhor ordenara a Moisés.

Deus fala com Josué e anima-o

Falou o Senhor com Josué dizendo: Moisés meu servo é morto; levanta-te, pois, agora, e passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.
Desde o deserto e desde este Líbano até o grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até o grande mar para o poente do sol será o vosso termo.
Não te deixarei, nem te desampararei. Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo, herdar a terra que jurei a seus pais que a daria..
Tome cuidado em fazer conforme toda a lei que o meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies nem para a direita nem para a esquerda. Não se aparte da sua boca o livro, desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhais cuidado de fazer conforme tudo quanto nele esta escrito.
Não te mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus, é contigo, por onde quer que andares.
Aqueles que conhecem e seguem a palavra de Deus serão prósperos e bem sucedidos, pelo fato de possuírem a sabedoria para viverem em retidão e alcançarem o alvo de Deus para a sua vida.

Josué prepara o povo para passar o Jordão

Josué deu ordem aos príncipes do povo dizendo: Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo dizendo: Provede-mos de mantimentos, pois em três dias passaras o Jordão para herdar a terra que o Senhor com juramento nos prometeu.
E falou Josué aos rubenitas, aos gaditas, e a meia tribo de Manassés, dizendo: Lembrai-vos da palavra do Senhor dizendo que descansaríamos nesta terra. Agora pois passareis vos a frente armados para possuirmos a terra; após isso podereis voltar para ficar na terra que Moisés vos deu desta banda do Jordão.
Então responderam a Josué: Tudo o quanto nos ordenastes faremos e onde quer que nos enviardes, iremos.

Um pouco sobre o Jordão

No hebraico quer dizer: “O que desce “.
Rio da Palestina e o mais famoso do mundo. Tem um curso de 260Km, nunca levou nas suas águas, embarcação comercial. Nunca foi usado para irrigação.
Nunca foi construída cidade nem vila e nem casas na ribanceira, por causa da grande força das águas e o costume de transbordar.
O Jordão nasce no Anti-Libano, apenas alguns metros acima do nível do mar, entra nas águas de Meron.
Quando chega no mar da Galiléia, já esta 225 metros inferior ao nível do mar. Por fim deságua no mar Morto, 425 metros abaixo do Mediterrâneo.
O Jordão e o único rio que se acha abaixo do nível do mar.

Josué envia dois espias a Jericó

E enviou Josué dois espias desde Sitim ( lugar do ultimo acampamento dos filhos de Israel, antes de atravessar o Jordão ) a espiar secretamente.
Foram pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali.
Descobrindo o rei que havia espias dos filhos de Israel em Jericó, mandou homens até Raabe para adverti-la do perigo, porem Raabe já estava decidida a proteger os filhos de Israel, pois sabia que o Senhor Deus era com eles, e tanto ela como todo o povo temiam por isso pois sabiam o que o senhor Deus já havia feito para o povo de Israel, desde a travessia do mar vermelho na saída Do Egito. E também o que fizeram a Seom ( Rei dos amorreus que atacou os israelitas quando estes se aproximavam da terra da promissão )e a Ogue ( Rei de Basã. Seu território, que compreendia 60 cidades com altos muros, conquistadas por Moisés ).
Tendo Raabe ajudado os espias e tendo até mesmo escondido-os em sua casa no telhado, fez-lhes um pedido para que não matassem nem a ela e nem aos seus parentes com ela, e os espias disseram que se ela colocasse um cordão de fio de escarlata do lado de fora da janela, para que ali, não fosse destruído pelo povo de Israel.
Voltaram os espias ate Josué e relataram tudo o quanto viram e ouviram e disseram: Certamente o Senhor tem nos dado toda esta terra, pois até todos os moradores estão desmaiados diante de nós.

A passagem do Jordão

Levantou-se pois Josué de madrugada, e partiram de Sitim, e vieram ate o Jordão, ele e todos os filhos de Israel, e pousaram ali antes que passassem.
Após três dias os príncipes passaram pelo meio do povo e disseram: Quando virdes arca do concerto do Senhor, e que os sacerdotes levitas a levam, parti do vosso lugar e segui-a.
Disse Josué ao povo: Santificai-vos porque amanha o Senhor fará maravilhas no meio de vós.
E falou Josué aos sacerdotes dizendo: Levantai a arca do concerto e passai adiante deste povo. Levantaram, pois, a arca do concerto e foram andando adiante do povo.
E o Senhor falou com Josué e disse: Tu, pois, ordenará aos sacerdotes que levam a arca do concerto, dizendo: Quando vierdes até a borda das águas do Jordão, parareis no Jordão.
E quando os que levavam a arca chegaram ate o Jordão, e os pés dos sacerdotes que levavam a arca se molharam na borda das águas ( porque o Jordão transbordava sobre todas as suas ribanceiras, todos os dias da sega ), pararam-se as águas que vinham de cima; levantaram-se num montão, mui longe da cidade de Adã, que esta da banda de Sartã; e as que desciam ao mar das campinas, que é o mar Salgado, faltaram de todo e separaram-se; então, passou o povo defronte de Jericó.
Porem os sacerdotes que levavam a arca do concerto do Senhor pararam firmes em seco no meio do Jordão; e todo o Israel passou em seco, até que todo o povo acabou de passar o Jordão.

A arca do concerto

Chamada também a Arca do Testemunho, Arca da Aliança, ou Arca de Deus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário