sábado, 22 de novembro de 2008

A Segunda Epístola de João

O TEXTO


1 O ancião à senhora eleita, e a seus filhos, aos quais eu amo em verdade, e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade,
2 por causa da verdade que permanece em nós, e para sempre estará conosco:
3 Graça, misericórdia, paz, da parte de Deus Pai e da parte de Jesus Cristo, o Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor.
4 Muito me alegro por ter achado alguns de teus filhos andando na verdade, assim como recebemos mandamento do Pai.
5 E agora, senhora, rogo-te, não como te escrevendo um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros.
6 E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, para que nele andeis.
7 Porque já muitos enganadores saíram pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Tal é o enganador e o anticristo.
8 Olhai por vós mesmos, para que não percais o fruto do nosso trabalho, antes recebeis plena recompensa.
9 Todo aquele que vai além do ensino de Cristo e não permanece nele, não tem a Deus; quem permanece neste ensino, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.
10 Se alguém vem ter convosco, e não traz este ensino, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.
11 Porque quem o saúda participa de suas más obras.
12 Embora tenha eu muitas coisas para vos escrever, não o quis fazer com papel e tinta; mas espero visitar-vos e falar face a face, para que o nosso gozo seja completo.
13 Saúdam-te os filhos de tua irmã, a eleita.




A CARTA


Esta carta, que talvez seja anterior à primeira, é a menor epístola do Novo Testamento. È escrita por alguém que se chama de Ancião, à uma Comunidade designada pela expressão “Senhora eleita”, certamente uma das Igrejas da Ásia.
O Motivo da carta é o perigo que corre a fé daqueles cristãos, pela presença de sedutores e anticristos que rejeitam a Encarnação de Jesus Cristo e já não seguem a fé cristã. Contra eles, João exorta seus leitores que possuem o conhecimento da verdade - a caminhar na verdade, a praticar o amor fraterno, vivendo na luz do mandamento recebido do Pai e ensinado pela Igreja desde o começo.
Embora seja uma carta anônima, a autoria é atribuída ao apóstolo João, que supostamente à teria escrito por volta de 85-95 d.C; contém apenas um capítulo que é dividido em treze versículos.
Provavelmente João escreveu esta epístola em Éfeso, pois ali pastoreava uma igreja, de onde mais tarde foi desterrado para a ilha de Patmos.
É provável também que o apóstolo João exercesse autoridade sobre todas as igrejas da Ásia menor, pelo fato de ser o último apóstolo vivo.
Era o único dos doze apóstolos ainda vivo e se identifica como “O ancião”( ou presbítero ) título honroso naquela época.
Alguns entendem que esta epístola foi escrita para uma senhora chamada Kyria ( ou Cyria, que em grego quer dizer “senhora” ) e a sua família.
È mais provável porém que seja uma maneira figurada de dizer: “A igreja e os seus membros”.



COMENTÁRIOS DO ALUNO


Seguir os mandamentos de Cristo não é uma tarefa muito fácil, pois exige disciplina, submissão e amor.
Jesus nos deixou dois mandamentos: Amarás e amarás, e com toda e absoluta certeza se houvesse um terceiro seria: Amarás.
Na Segunda carta de João, após a saudação, João lembra a “senhora eleita” o mandamento de Cristo que é “amarás”. Após isso João alerta a “senhora eleita” a respeito do enganador e o anticristo, aos quais não confessam ao Cristo encarnado, contrariando assim a palavra de Deus.
A priore o texto pode nos parecer de dupla mensagem: A primeira- Amemo-nos uns aos outros; A Segunda – Cuidado com os hereges.
No entanto João ao iniciar esta carta diz estar feliz por ter encontrado alguns dos filhos da “senhora eleita” vivendo na verdade, ou seja, praticando o mandamento de Jesus. E através deste mandamento João pretendia fortalecer a “senhora eleita” para que firme na verdade, não fosse abalada por enganadores.
Relembrar o mandamento “amarás” tratava-se portanto de um fortalecimento da mesma, pois o foco principal da carta era: Cuidado com os enganadores e os anticristos que não confessam Cristo na carne.



OPINIÃO DO ALUNO


Toda teologia que não mantém a verdade e a justiça reveladas no Novo Testamento, não é teologia cristã, e deve ser rejeitada.
Aqueles que distorcem a teologia bíblica e a ela se opõe, não devem ser recebidos na comunhão da igreja.
Deus através do texto bíblico proíbe o apoio ou sustento financeiro de tais pessoas, assim como também a participação ou qualquer envolvimento com os mesmos. Pois isto seria o mesmo que participar com eles na oposição a Deus e a sua palavra.
A prática do amor cristão não significa, em hipótese nenhuma! Que devemos encorajar os inimigos da verdade, ao qual eu vos lembro que é Cristo.
Receber amavelmente os falsos mestres é participar dos seus erros.



COMPLEMENTO A OPINIÃO DO ALUNO


Além disso, oito dos livros do Novo Testamento foram escritos para combater os hereges. São eles:
__ As três epístolas pastorais;
__ As epístolas Joaninas;
__ A epístola de Colossenses;
__ A epístola de Judas.

Na epístola de Gálatas, capítulo 1:9 diz: Como já vo-lo dissemos, volto a dizê-lo agora: se alguém vos anunciar um Evangelho diferente do que recebestes, seja anátema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário