sábado, 22 de novembro de 2008

O Profeta Jonas

Jonas cujo nome significa pombo, é nos apresentado como o filho de Amitai. É men­cionado em 2 Rs. 14.25 como: (1) um profeta de Israel, o Reino do Norte, durante o reinado de Jeroboão II (793-753 a. C.); e (2) como um cidadão de Gate-Hefer, que distava entre 3 e 4 km ao norte de Nazaré na Galiléia. Os fariseus, pois, estavam enganados quando alegaram que nenhum profeta jamais surgiria da Galiléia (Jo 7.52). O ministério de Jonas teve lugar pouco depois do de Eliseu (2 Rs 13.14-19), coincidiu parcialmente com o de Amós (Am 1.1) e foi seguido pelo de Oséias (Os 1.1). Embora o livro não declare o nome do autor, provavelmente foi o próprio Jonas quem o escreveu.
O arrependimento de Nínive, diante da pregação de Jonas, ocorreu no reinado de um destes dois monarcas assírios: (I) Adade-Nirari III(810-783 a.C.), cujo governo foi marcado por uma tendência para o monoteísmo, ou (2) Assurda III(733-755 a.C.), em cuja administra­ção houve duas grandes pragas (765 e 759 a.C.) e um eclipse do sol (763 a.C.). Estas ocorrências podem ter sido interpretadas como sinais do juízo divino, preparando a capital da Assíria para a mensagem de Jonas. Nínive ficava cerca de 800 km a nordeste da Galiléia.


O LIVRO DO PROFETA JONAS

Por que ler esse Livro?

Se você já pensou que algumas pessoas não tem mais jeito, são tão más que não podem ser mudadas, o livro de Jonas pode revolucionar esse seu modo de pensar. Pense nos assassinos em série, nos estupradores, nos traficantes de drogas ou nos terroristas; não e contrário á natureza desejar o castigo desses indivíduos violentos e cheios de ódio. Esse livro, no entanto, mostra que Deus quer estender sua graça e sua rnisericórdia exatamente aqueles que temos a tendência de desprezar ou considerar fora do alcance da redenção.


Quem escreveu o Livro?

Mais provavelmente foi o profeta Jonas quem o escreveu, numa espécie de autobiografia, narrando em primeira mão o que Ihe aconteceu.


Quando foi escrito?

Talvez entre 785 e 750 a.C., durante o reinado de Jeroboão II, rei de Israel (V. 2Rs 14.25).


O que acontecia na época?

O Reino do Norte, Israel, tinha reconquistado a sua influência e foi restaurado por Jeroboão II. Mas a Assíria, cuja capital era Nínive, estava querendo expandir-se de modo cada vez mais ameaçador.


Por que foi escrito?

Para dizer, por meio de uma história, que Deus se preocupa até mesmo com os inimigos do seu povo. O livro também mostra que Deus usou um profeta relutante como veiculo da sua graça.


O que se deve buscar em Jonas:

A compaixão de Deus por todo o seu povo, seu desejo de arrependimento sincero, indepen­dentemente do que a pessoa tenha feito. Também procure ver até onde ele se dispõe a ir para nos chamar a atenção.
O livro de Jonas não contém oráculos proféticos, mas uma narração envolvendo a pessoa de um tal de Jonas filho de Amati. O livro refere-se provavelmente ao mesmo Jonas mencionado em 2Rs 14,25. Não se trata, porém, de um relato histórico. O livro de Jonas pertence ao gênero literário midráxico e é um ensinamento didático de caráter sapiencial.
O estilo e o linguajar do livro, bem como a tese aqui defendida, nos levam a situá-lo no séc. IV a.C. No contexto atual o canto de ação de graças de Jn 2,3-10 é, sem dúvida, um acréscimo posterior.
Jonas, o hebreu (1,9), encarna aqui o povo de Israel. O livro fustiga a atitude particularista do povo de Israel. Como exemplo é escolhida a cidade de Nínive, destruída em 612 a.C., que continuava, contudo, como protótipo da inimiga de Israel. O autor do livro de Jonas mostra uma grande abertura sapiencial. Ele reage violentamente contra a tendência de seus contemporâneos – especialmente a partir da reforma de Esdras-Neemias – de restringir a salvação a Israel. A misericórdia divina não tem limites.


Um Recado de Misericórdia para Nínive

Nínive era a capital do Império Assírio. Este foi considerado o império mundial por uns 300 anos, 900-612 a.C. Começou sua elevação à potência universal mais ou menos pela época da divisão do reino judaico, no fim do reinado de Salomão. Pouco a pouco absorveu e destruiu o reino do Norte de Israel.


Os Reis Assírios que Tiveram Relações com Israel e Judá foram:

Salmaneser III, 859-824 a.C. Começou a diminuir Israel.
Adade-Nirari, 808-783. Recebeu tributo de Israel.
Tiglate-Pileser III, 745-727 a.C. Deportou a maior parte de Israel.
Salmaneser V, 727-722 a.C. Sitiou Samaria.
Sargão II, 722-705 aC. Levou cativo o resto de Israel.
Senaqueribe, 705-681 a.C. Invadiu Judá.
Esar-Hadom, 680-669 a.C. Muito poderoso.
Assurbanípal, 669-627 a.C. Poderosíssimo e brutal.
Dois reis fracos, 626-609 a.C. O gigantesco império caiu, 609 a.C.

De modo que Jonas foi chamado por Deus para prolongar a vida da nação inimiga que já procedia ao extermínio de seu povo. Não admira que ele fugisse na direção oposta, foi o receio patriótico de uma máquina militar, brutal e implacável, que estava acometendo o povo de Deus.
Jonas era natural de Gate-Hefer. Viveu no reinado de Jeroboão II (782-753 a.C.) e ajudou a recobrar algum território perdido de Israel, 2 Rs 14:25, o que pode ter ocorrido depois de sua visita a Nínive e durante intervalo ocasionado pelo arrependimento temporário dessa cidade.


A Historicidade do Seu Livro

Naturalmente, por causa da história do peixe, a mentalidade incrédula revolta-se e não aceita o livro como histórico. Dizem que é ficção, ou alegoria, parábola, ou poema escrito em prosa, etc. etc. Jesus indubitavelmente considerou o caso como fato histórico, Mt 12:39-41. É necessário fazer considerável violência à sua linguagem para que seja outro o seu sentido. Jesus chamou o caso um "sinal" de Sua própria ressurreição. Colocou o peixe, o arrependimento dos ninivitas, a sua própria ressurreição e o dia do juízo, tudo debaixo da mesma categoria. Certo que Ele tratava de reali­dades quando falou de sua ressurreição e do dia do juízo. Assim foi que Jesus aceitou a história de Jonas. Para nós isto resolve a questão. Acreditamos que o fato ocorreu realmente, do modo como é narrado, e que provavelmente o profeta Jonas, sob a direção do Espírito de Deus, teria escrito o livro sem procurar desculpar-se de sua indigna atitude; e que esse Livro, ainda sob a direção do mesmo Espí­rito, foi posto entre Os Sagrados Escritos no Templo, como parte da revelação que Deus fez de Si.


O peixe

O vocábulo, erradamente traduzido "baleia", significa "grande peixe, ou monstro marinho." Tem-se achado muitos monstros marinhos bastante grandes para engolir urna pessoa. Entretanto, que caracteriza a história é ela tratar de um milagre, que era um atestado divino de que Jonas havia sido enviado a Nínive. Sem um milagre assim assombroso, os ninivitas teriam dado pouca atenção a Jonas, Lc. 11:30.


Confirmação Arqueológica

Ao que saibamos, não há registro do arrependimento dos ninivitas nas inscrições assírias. Existem, no entanto, vestígios de que Adade-Nirari fez reformas similares as de Amenófis IV no Egito. E, sob os reinados dos três reis que se seguiram a Adade-Nirari, houve urna cessação das conquistas assírias. Nesse período Israel recobrou território perdido, 2 R 14:25. Isto sugere que a influência de Jonas em Nínive foi profunda.


O Propósito de Deus no Caso

Uma coisa é que o fato pode ter adiado o cativeiro de Israel, visto que a ganância de conquista foi um dos pecados de que se arrependeram, 3:8.
Principalmente parece que a intenção de Deus foi dar a entender ao seu próprio povo que Ele também estava interessado em outras nações.
Demais disto, o lar de Jonas ficava em Gate-Hefer (2 Rs 14:25), perto de Nazaré, residência de Jesus, de quem Jonas era um "sinal".
Mais ainda: Jope, onde Jonas embarcou para não pregar a uma outra nação, foi o lugar exato, escolhido por Deus 800 anos mais tarde, para ali dizer a Pedro que recebesse pessoas de outras nações, At 10.
E ainda mais: Jesus citou o caso como figura profética de sua própria ressurreição ao terceiro dia, Mt 12:40.
Assim, em tudo, a história de Jonas é uma grandiosa figuração histórica da ressurreição do Messias e da sua missão a todas as nações.


Fatos Importantes

A cidade de Tarsis, pensa-se que era Tartessos, na Espanha. Jonas dirigia-se as partes mais afastadas do mundo então conhecido.
Ele devia ter o hábito de orar empregando palavras dos Salmos, assim como fez nesta bela oração. Seu lançamento de volta a terra firme pode ter-se dado perto de Jope, e pode ter sido presenciado por muitos.
Jonas, em sua pregação sem dúvida contava sua experiência com o peixe, apresentando testemunhas que comprovavam sua história. Falando em nome do Deus da nação a qual os ninivitas haviam começado a saquear, estes tornaram-no a sério e ficaram aterrorizados
Fora lá, não para chamá-los ao arrependimento, mas para anunciar a sentença da condenação deles. No entanto, agradou a Deus haverem-se arrependido, pelo que adiou o castigo, muito a contragosto de Jonas.
O traço mais tocante do livro está no último versículo: a compaixão de Deus pelas criancinhas. Influiu em Deus, para sustar a des­truição da cidade, o fato de seu coração ser refratário à idéia do morticínio de inocentes crianças. Jesus gostava muito de crianças e de atitudes de crianças em pessoas adultas.


O Cômoro "Jonas"

O segundo cômoro em volume, das ruínas de Nínive, chama-se "Yunas", que é a palavra nativa correspondente a "Jonas". O cômoro cobre 1.618 ares, e tem 33 m de altura. Encerra o túmulo que se diz ser de Jonas. Foi isto uma das coisas que sugeriram a Rich tratar-se ai das ruínas de Nínive, e que levaram a sua identificação. Esse túmulo é tão sagrado para os naturais do lugar, que estes não tem permitido nenhuma escavação em larga escala no cômoro. Layard descobriu as ruínas do palácio de Esar-Hadom. Espera-se que um dia os segredos deste palácio possam ser explorados.


A CIDADE DE NÍNIVE

Nínive propriamente dita media de extensão 4.800 m e 2.400 m. de largura. A Nínive maior incluía Calá, 32 km ao Sul, e Corsabade, 16 km ao Norte. O triângulo formado pelo Tigre e o Zabe fazia parte das fortificações de Nínive.
Calá, posto avançado ao Sul de Nínive, cobria 40.470 ares. Aí Layard e Loftus descobriram palácios de Assurbanipal, Salmaneser e seu Obelisco Negro, Tiglate-Pileser e Esar-Hadom.
Corsabade, posto avançado ao Norte de Nínive, foi construída por Sargão, que destruiu Israel, 722 a.C., e cujo palácio, o primeiro depois do de Senaqueribe, era o mais magnificente de todos. 255-257, 331-333.
Nínive era a capital do Império Assírio, que destruíra Israel.
Fundada por Ninrode, logo após o dilúvio, Gn 10:11-12, desde o princípio, fora rival de Babilônia: esta, na parte sul do Vale do Eufrates; Nínive, na parte norte; distantes, urna da outra, uns 480 km.
Nínive elevou-se à potência mundial cerca de 900 a.C. Logo depois, começou a diminuir Israel. Lá por 780 a.C., Deus enviou-lhe Jonas numa tentativa de faze-la desviar-se desse caminho de conquistas brutais. Dentro dos seguintes 60 anos, em 722 a.C., os exércitos assírios haviam acabado de destruir o reino do Norte de Israel. Por mais outros 100 anos, Nínive continuou ganhando, mais e mais batalhas, podendo e ficando mais arrogante.
Ao tempo da profecia de Naum, era ela a cidade soberana da terra, poderosa e brutal além do que se possa imaginar, cabeça de um estado guerreiro feito as custas do despojo das nações. Riquezas ilimitadas, proce­dentes dos confins da terra, abarrotavam os seus cofres. Naum compara-a com um covil de leões vorazes, animais de rapina, a alimentar-se do sangue das nações, 2:11-13.
O nome Nínive abrangia um complexo de vilas associadas, servidas por um único sistema de irrigação, protegidas por uma única rede de forti­ficações baseada nas defesas formadas pelos rios. A cidade central, que era a grande área palaciana no meio do grande sistema, também se chamava Nínive.
A Nínive maior media uns 48 km de extensão e uns 16 de largura. Era protegida por 5 muralhas e 3 valas, construídas com o trabalho forçado de milhares sem conta de cativos estrangeiros. A cidade interior de Nínive, propria­mente, era de uns 4.800 m. de extensão, e 2.400 de largura, construída na junção do Tigre com o Kôser e protegida por muralhas de 30 m de altura, bastante largas para sobre elas correrem 4 carros emparelhados, e de 12 km de circuito.
No apogeu do poderio de Nínive e as vésperas de sua derrocada súbita, apareceu Naum com esta profecia, chamada, por alguns, de "canto fúnebre de Nínive", "clamor da humanidade pela justiça".


A Completa Ruína de Nínive

Sua destruição é predita com minúcias espantosas e pitorescas.
O fato de Deus ser tardio em irar-se, pode ter sido mencionado como a lembrar a visita de Jonas a essa cidade, anos antes. A ira de Deus através de toda a Bíblia, é o reverso de sua misericórdia.
A queda da cidade sanguinária, seria uma notícia de gozo inefável para o mundo que ela havia tão impiedosamente esmagado, especialmente para Judá.
Como um açude de águas, o grande número de canais protetores ao longo dos muros dava a cidade esse aspecto.
Sofonias também vaticinou a queda de Nínive, nestas palavras: “Esta é a cidade alegre e confiante, que dizia consigo mesma: Eu sou a única e não ha outra além de mim. Como se tornou em desolação, em pousada de animais, qualquer que passar por ela assobiará com desprezo”, Sf 2:1 3-I 5.


A Queda de Nínive - 612 a.C.

Dentro de uns 20 anos depois do vaticino de Naum, um exército de babilônios e medos acometeu Nínive. Após 2 anos de cerco, uma enchente repentina do rio levou parte das muralhas. Naum vaticinara que as comportas do rio se abririam para o exército destruidor, 2:6. Pela brecha feita desse modo, os babilônios e medos ata­cantes penetraram para sua obra de destruição. Cavalos curveteavam, os chicotes estalavam, rodas matraqueavam, carros saltavam e estrondeavam, espadas cintilavam e havia montões de cadáveres. Tudo aconteceu exatamente como Naum descrevera; e a cidade vil e sanguinária passou para o esquecimento.
Sua destruição foi tão completa que ate a sua localização foi esque­cida. Quando Xenofonte e seus 10.000 passaram por ali 200 anos mais tarde, supôs que os montões eram as ruínas de alguma cidade dos Partos. Quando Alexandre, o Grande, empreendeu a famosa batalha de Arbela, 331 a.C., perto do local de Nínive, não sabia que ali já tinha existido uma cidade.


A Descoberta das Ruínas de Nínive

Tão completamente haviam desa­parecido todos os vestígios da glória do Império Assírio que muitos eruditos chegaram a pensar serem lendárias as referências que a Bíblia e outras his­tórias antigas lhe faziam, e que na realidade tal cidade e tal império nunca existiram. Em 1820, 0 inglês Claude James Rich gastou 4 meses a esboçar os cômoros do outro lado do Tigre, defronte de Mossul, o que ele suspeitava fossem as ruínas de Nínive. Em 1 845, Layard identificou em definitivo o local; ele e seus sucessores descobriram as ruínas dos magníficos palácios dos reis assírios, com cujos nomes estamos hoje familiarizados, e centenas de milhares de inscrições nas quais lemos a história da Assíria, contada pelos naturais do pais, a qual em grau impressionante suplementa e confir­ma a Bíblia.
Koyunjik é o nome do principal cômoro. A Leste do Tigre, bem de­fronte de Mossul, cidade moderna. Cobre uns 4.047 acres e sua altitude media é de uns 30 m. Encerra os palácios dos reis Senaqueribe e Assurbanípal. Senaqueribe era o rei que invadiu Judá. Seu palácio era o mais so­berbo de todos. Foi desenterrado por Layard, 1849-50. Tinha mais ou menos o tamanho de três grandes quarteirões de urna cidade.


A Biblioteca de Assurbanipal

Talvez foi a descoberta arqueológica que, mais do que outra, marcou época. Foi descoberta essa biblioteca por Layard, Rassam e Rawlinson, 1852-54, no palácio de Senaqueribe. Originalmente continha 100.000 volumes. Cerca de um terço deles foi restaurado e acha-se no Museu Britânico. Assurbanipal foi um tanto inclinado à arqueologia; fez seus escribas pesquisar e copiar as bibliotecas da antiga Babilônia, de 2.000 anos antes. Somos-Ihe, pois, gratos por haver preservado o conhecimento da primitiva literatura babilônica.















16 comentários:

  1. muito bom oque estudei aqui meus parabems

    ResponderExcluir
  2. parabéns aprendi muito em tudo que escreveu.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom deu para adiquiri muito conhecemento

    ResponderExcluir
  4. excelente estudo, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. parabéns que estudo maravilhoso,aprendi muito,como deu agi de modo supreendente para dar vitória ao seu povo

    ResponderExcluir
  6. Então não há como afirmar quando e como o Jonas morreu...entendemos que um dia ele morreu,mas isso não está escrito na história,é isso? Gostei muitíssimo do blog.

    ResponderExcluir
  7. Texto muito edificante, parabéns, que Deus abençoe.
    Desembainhar a Espada

    ResponderExcluir
  8. Excelente. Muito interessante saber que quase 10 anos depois de você escrever o artigo, cá estou, absorvendo esse belo conteúdo. Parabéns! Saiba que o trabalho no Senhor não é em vão. A Graça e a Paz de Cristo

    ResponderExcluir
  9. Quanta sabedoria . Que o Senhor Deus continue lhe usando cada dia para nossa geração🤗

    ResponderExcluir
  10. Simplesmente riquíssimo em conhecimento e expor um trabalho aos nossos corações ,para nossas edificações.. paz de Jesus

    ResponderExcluir
  11. Agradeço pela abrangência do assunto,achei muito interessante

    ResponderExcluir